História

CCR CCR

O CCR CCR deu os seus primeiros passos no ano de 1976 tendo tido como pilares as áreas Recreativa e Desportiva. O surgimento deste tipo de associações era comum na época, uma vez que as pessoas sentiam a necessidade de desenvolver as atividades físicas e as aptidões gímnicas das suas crianças. O espaço onde decorriam as atividades era somente um pavilhão, com um palco e balneários; ao qual estavam ligadas umas estruturas que serviam como gabinete de apoio e posto médico.

No ano subsequente, sentiu-se a necessidade de alargar o período de permanência as crianças mais pequenas que frequentavam o centro pois a oferta socioeducativa era escassa na época). Assim, entre os anos de 1977/78 ficaram à disposição duas salas para o pré-escolar, que acolhiam as crianças entre os 3 e os 5 anos.

No ano de 1982 foram abertas as instalações do pré-escolar, distintas do centro recreativo, de modo a assegurar as condições necessárias para receber mais crianças.

Acompanhando sempre o crescimento das crianças e as necessidades das suas famílias, no ano de 1984 procede-se à inauguração do 1.º ciclo do Ensino Básico em instalações construídas para o efeito. No entanto, as famílias necessitam de colocar também as suas crianças com idades inferiores aos três anos, pelo que, mais uma vez, se expande o espaço para novas instalações que vão albergar a valência de creche, em 1985.

Em 1987, abre o Centro de Apoio Escolar, com o intuito de prestar apoio pedagógico aos alunos após o 1.º ciclo EB e acompanhá-los no seu percurso escolar, até que estes, atinjam a autonomia desejável.

E porque também a área de 3ª idade constitui uma lacuna nesta área da cidade, também aqui o CCRCCR pretendeu dar resposta com a abertura de um Centro de Convívio com a capacidade de 50 utentes.

Em 2014, a Instituição abre as suas portas à comunidade com a inauguração do novo pavilhão desportivo da Rua José Magro. Este pavilhão constitui, para a história do CCR CCR, o marco para o seu desenvolvimento, dando inicio à existência de atividades regulares, acessíveis a todos.